BARREIRA IR: Sistema de detecção por infravermelhos activos, o detector é composto por duas unidades, uma é o transmissor e outra o receptor. Instalam-se um em frente ao outro, o receptor detecta quando o raio é interrompido por um intruso e envia um sinal  á central do alarme.

 

COMPENSAÇÃO DE TEMPERATURA: Função que realiza um circuito, incrementando a capacidade de detecção em condições de alta temperatura, onde há pouco contraste entre a temperatura ambiente e a do corpo humano.

 

CONTACT-ID: Formato de comunicação de uma central anti-roubo com uma central receptora de alarmes. Ambas devem ter pelo menos um formato comum para que sejam compatíveis.

 

CONTADOR DE IMPULSOS: Tecnologia que permite que o detector indique alarme quando a detecção se prolonga durante os impulsos correspondentes (podem ser dois, três ou quatro impulsos). Quanto mais impulsos seleccionarmos, mais prolongada é a detecção até provocar um alarme.

 

DT: Dupla Tecnologia, um detector que agrupa duas tecnologias de detecção: Detecção por Infravermelhos e Detecção por Microondas.

 

GSM (Group Special Mobile): Sistema Global para as Comunicações Moveis, é um sistema standard, completamente definido para a comunicação através de telefones moveis que incorporam tecnologia digital. Permitem enviar e receber mensagens por e-mail, faxes, navegar por Internet, acesso seguro a redes privadas (LAN / Intranet), assim como outras funções digitais de transmissão de dados, incluindo Serviço de Mensagens Curtas (SMS - Smal Mesage Service).

 

GPRS (General Packet Radio Service): É uma extensão do sistema GSM para a transmissão de dados não comutada.

 

IP (International Protection): Nomenclatura internacional referida á protecção ambiental, é composta pela sigla IP seguida por dois números que significam protecção contra o pó e a água respectivamente. ex: IP66.

 

MA: Memória de Alarme, sinal que indica se um detector foi activado. Bastante útil quando se verificam falsos alarmes ou avaria de um detector, permite verificar o detector em causa.

 

MW (Microwave): Tecnologia de detecção que se baseia em efeito Doppler. O detector emite continuamente uma onda micro-ondas, recebendo continuamente a sua reflexão com igual frequência. Quando a onda emitida intersecta um corpo em movimento, a onda reflectida tem uma diferente frequência, o detector mede essa diferença e activa um sinal de detecção.

 

PARTIÇÕES: Função das centrais de intrusão que permitem dividir as instalações em duas ou mais partes, de forma a que actuem como centrais distintas.

 

PIR (Passive InfraRed): Tecnologia que detecta alterações bruscas nos níveis de radiação infravermelha e produz o correspondente sinal eléctrico.

 

QUAD: Tecnologia de detecção que reconhece diferenças na força do sinal de detecção para determinar o tamanho de um objecto na sua área de alcance.  Por exemplo um animal cria um sinal muito menor que um ser humano. Para isso divide a área em secções.

 

RADIAÇÃO INFRAVERMELHA: Todos os corpos que estão a uma temperatura superior a zero absoluto possuem energia calorífica, portanto os electrões de seus átomos estão em movimento. Este movimento é o que provoca que os corpos emitam radiações de energia infravermelha.

 

TAMPER: Sabotagem, sistema físico ou electrónico que permite detectar se um detector foi neutralizado (arrancado da instalação, corte do cabo etc) por um intruso.

 

ZONAS: O nº de Zonas é uma das características de qualquer central anti roubo. São os sinais de entrada dos alarmes recebidos provenientes de diferentes tipos de detectores.